Apostila Introdu o Economia
A Economia:
Por ser uma ciência social, combina as virtudes da política e da ciência. Seu objetivo é a sociedade.
A palavra “economia” vem do grego antigo, e significa “aquele que administra o lar”. Administrar um lar e administrar uma economia são duas atividades significativamente parecidas.
É uma ciência social porque estuda, e se baseia, nos atos e escolhas humanas.
Difere das ciências naturais (Física, Química, etc.), pois estas podem utilizar experimentos de laboratório, enquanto a economia depende principalmente da observação da história.
Por lidar com uma realidade mais complexa – o ser humano e suas escolhas – necessita de muitas simplificações para que seja possível usar a Matemática e os gráficos em sua análise.
É uma ciência muito relacionada à: sociologia, política, relações internacionais, história, negócios, ecologia, geografia humana e psicologia.
O economista possui uma forma peculiar de enxergar o mundo.
A vida é uma escolha, Economia é a ciência da escolha, logo, economia é a ciência da vida.
Três Razões Para se Estudar Economia
1) Ela possibilita uma melhor compreensão do mundo, pois fornece uma forma lógica de olhar muitos problemas. Não é possível entender completamente decisões de negócios, política, reforma social, relações internacionais, das famílias, das empresas e dos governos sem entender suas bases econômicas;
2) Ela auxilia você a tomar decisões econômicas corretas, podendo auxiliá-lo a enriquecer. Todos nós tomamos decisões econômicas todos os dias, a Economia pode nos ajudar a melhorar nosso processo de tomada dessas decisões; Ela oferece uma forma de pensar que nos possibilita tirar o melhor daquilo que possuímos;
3) Ela ajuda a entender o funcionamento da política econômica praticada pelo governo, o que possibilita você votar mais corretamente e com mais convicção, e apoiar as políticas mais adequadas.
Definições de Economia:
“Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus