Relatorio De PO
Pesquisa Operacional
Pesquisa operacional (PO) é uma ciência aplicada formada por um conjunto de técnicas que visam a determinação das melhores condições de aproveitamento de recursos escassos. O PO nasceu durante a Segunda Guerra Mundial sendo aplicada a diversos problemas relacionados com abastecimento das tropas e com táticas de defesa e ataque aéreo ou marítimo.
Um estudo típico de PO agrega em sua teoria quatro ciências fundamentais para o processo de analise e preparação de uma decisão: a economia, matemática, estatística e a informática. Algumas fases são observadas na solução de problemas com PO as mais importantes são: definição do problema, construção do modelo, solução do modelo, validação do modelo, implementação da solução e avaliação final.
Por ser uma ferramenta matemática aplicada, a PO nos dá condições para: solucionar problemas reais; tomar decisões embasadas em fatos, dados e correlações quantitativas; conceber, planejar, analisar, implementar, operar e controlar sistemas por meio da tecnologia bem como de métodos de outras áreas do conhecimento; minimizar custos e maximizar o lucro e encontrar a melhor solução para um problema, ou seja, a solução ótima.
Atualmente sua principal utilização é como ferramenta nos processos de tomada de decisão no ambiente empresarial e nos negócios, tanto no setor privado como no setor público. A PO pode ser utilizada para resolver os seguintes problemas no ambiente organizacional: otimização de recursos, roteirização, localização, carteiras de investimento, alocação de pessoas, previsão de planejamento, alocação de verbas de mídia, determinação de mix de produtos, escalamento e planejamento da produção, planejamento financeiro e análise de projetos.
Principais Técnicas de Pesquisa operacional
Programação Linear
A programação linear consiste em determinar valores não negativos para as variáveis de decisão, de forma que satisfaçam as restrições impostas que otimizem (maximizem ou minimizem) uma