RELATORIO POS Psicopedagogia Clínica e Institucional
Centro de Ciências Humanas
Curso de Especialização em Psicopedagogia
ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA
CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Sumário
Introdução
A psicopedagogia é a ciência que estuda os processos de aprendizagem e dificuldades, pois tem como objetivo central de estudo o processo humano do conhecimento: seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento e muito tem contribuído para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem. (SCOZ,
1992).
O foco de atenção do psicopedagogo é a reação do sujeito diante das tarefas, considerando resistências, bloqueios, lapsos, hesitações, repetição, sentimentos de angústias.
A Psicopedagogia referese a um saber e a um saberfazer, às condições subjetivas e relacionais – em especial familiares e escolares – às inibições, atrasos e desvios do sujeito ou grupo a ser diagnosticado. Para Kiguel, "o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência de meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento" (1991, p. 24).
O conhecimento psicopedagógico não se cristaliza numa delimitação fixa, nem nos déficits e alterações subjetivas do aprender, mas avalia a possibilidade do sujeito, a disponibilidade afetiva de saber e de fazer, reconhecendo que o saber é próprio do sujeito.
O psicopedagogo pode atuar de forma preventiva e terapêutica, compreendendo os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas. Este profissional utilizase de várias estratégias com o objetivo de sanar as dificuldades apresentadas.
Para Rubinstein,
A partir do momento em que o foco de atenção