Relatório - teor de água em leite em pó.
I) Introdução
A análise de alimentos é uma área muito importante no ensino das ciências que estudam alimentos, pois ela atua em vários segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados.
A análise feita foi através dos seguintes métodos: “Determinação de umidade por dessecação em estufa” e a “Análise de umidade pelo método do infravermelho”. A água está presente nos alimentos basicamente em duas formas diferentes. Na forma de água livre, presente nos espaços intergranulares e entre os poros do material. Essa água mantém suas propriedades físicas e serve como agente dispersante, como solvente e permite o crescimento de microrganismos já que está disponível para reações físicas, químicas e biológicas. Tornando-se o principal responsável pela deterioração do alimento. É o tipo de água analisada nos processos de determinação de umidade já que é eliminada com certa facilidade. A outra forma encontrada é chamada de água de hidratação ou ligada onde está ligada quimicamente com outras substâncias presentes no alimento, não é utilizada como solvente, não permite o crescimento de microrganismos e não é eliminada na maioria dos métodos de determinação de umidade. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição. Sua determinação é a base para analise de outras substâncias também presentes nos alimentos.
O teor de umidade analisado nos métodos em questão corresponde à perda em peso sofrida pelo alimento quando aquecido em condições nas quais a água é removida. Junto com a água outras substâncias que se volatilizam nessas condições podem ser perdidas. O resíduo obtido no aquecimento direto é chamado resíduo seco.
II) Metodologia
No estudo em questão foi analisado o teor de umidade (U%) presente em amostras de Leite em pó integral fortificado ninho da Nestlé através de dois métodos.
A) Secagem na