Relatório sobre processamento de iogurte
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
AMANDA DOS SANTOS ALVES...................RA 1608200
RELATÓRIO:
PROCESSAMENTO DE IOGURTE
MARÍLIA
2013
AMANDA DOS SANTOS ALVES................RA 1608200
RELATÓRIO:
PROCESSAMENTO DE IOGURTE
Trabalho de aproveitamento da disciplina de Tecnologia de Latícinios apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade de Marília como requisito parcial da avaliação bimestral, sob orientação da Profª Dra. Patrícia de Miranda Brussantin.
MARÍLIA 2013
INTRODUÇÃO.
A legislação brasileira define o iogurte como “o produto obtido pela fermentação lática através da ação do Lactobacillus delbrueckii ssp bulgaricus e Streptococcus thermophilus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado”. Pode-se fazer acompanhar de outras bactérias láticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto acabado. O iogurte é um produto amplamente recomendado pelas suas características sensoriais, probióticas e nutricionais, pois, além de ser elaborado com leite contendo alto teor de sólidos, cultura lática e açúcar, pode ainda, ser enriquecido com leite em pó, proteínas, vitaminas e minerais, e ser produzido com baixo teor ou isento de gordura.
Depois do queijo, o iogurte pode ser considerado o produto lácteo fermentado mais importante no mercado brasileiro. Existem muitos tipos de iogurtes de fabricação industrial: iogurte de consistência firme, iogurte batido, iogurte líquido, aromatizados, com polpa de frutas, etc. No entanto, a mistura básica de ingredientes é essencialmente a mesma. A produção mundial e o consumo de iogurtes cresceram muito, com a introdução dos iogurtes aromatizados com frutas. A adição de frutas aumenta de maneira eficaz a aceitação do produto, pois nem todos os consumidores preferem o