Pós-relatório química experimental
Pós-relatório
Aula 13
Resumo:A pratica realizada em sala de aula teve o intuito de compreender a relação das variáveis no meio e nos reagentes e suas influências na velocidade da reação. Uma mesma reação pré-escolhida foi submetida à variação de concentração e temperatura. O estudo posterior dessas informações mostrou proporcionalidades interessantes.
Introdução
A cinética química é a parte da química que ao contrário das outras não quer saber sobre o produto da reação e sim sobre a velocidade da reação e as influencias sobre a mesma. Ela tenta saber com precisão qual o tempo que as reações levam para ocorrer e como fazer para acelerá-las ou retardá-las. Reações químicas ocorrem quando moléculas colidem, mas nem sempre a reação ocorre, porque as moléculas tem que colidir e se rearranjar de maneira “correta” para que a reação ocorra e os produtos se formem. Reações exotérmicas acabam sendo mais fáceis de ocorrer, porque ao liberarem energia a reação flui melhor. Fatores que podem influenciar na velocidade de uma reação são pressão, temperatura, concentração e luz. A pressão influência na velocidade da porque faz com que as moléculas colidam com mais força e então a reação ocorre com maior velocidade, a concentração influência simplesmente porque há mais reagente, logo ocorrem mais colisões facilitando a ocorrência de colisões efetivas, a temperatura faz com que as moléculas fiquem mais agitadas, assim colidem mais vezes e com mais força reagindo mais rapidamente e a luz não influência em todos os casos, mas existem reações que são denominadas reações fotoquímicas que podem ser aceleradas por influência da luz, mas são reações específicas.
Parte experimental
Para efetuar o experimento misture num erlenmeyer 100 mL de água destilada à 5 mL da solução 1* e 20 mL da solução 2**, misture bem e messa a temperatura depois com auxilio de outra