Aula 12 Quimica Experimental Pos Relatorio
AULA 12:
ESTUDO DE ÁCIDOS E BASES EM MEIO AQUOSO
Resumo
No fim do século XIX, Friedrich Wilhelm Ostwald (1853-1932), o químico de origem russo-germânica conseguiu pela primeira vez deduzir uma expressão matemática que determinasse a constante de ionização, concentração em mol/L e o grau de ionização para monoácidos(1) e monobases(2).
∝=
𝑛º 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑙 𝑖𝑜𝑛𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜
𝑛º 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑙 𝑖𝑛𝑖𝑐𝑖𝑎𝑖𝑠 (𝒏)
𝑛º 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑙 𝑖𝑜𝑛𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 = ∝. 𝒏
A partir da dedução de Ostwald, foi possível a elaboração dos experimentos que a seguir comprovaremos e que estudaremos no decorrer deste relatório. A chamada Lei de diluição de Ostwald descreve a adição de um ácido a água para relação de número de mols ionizados.
No experimento descrito mais a frente, a partir de um indicador ácido-base
(fenolftaleína ou vermelho de metila) a partir de substancias puro e a adição dos indicadores foi possível verificar as cores de cada indicador e determinar se a natureza da substancia e ácida ou básica em meio aquoso.
Substancia Ácida: segundo Svant August Arrhenius ácidos são compostos que em solução aquosa, ionizam-se e liberam exclusivamente cátion o íon H 3 O+ (hidrônio ou hidroxônio)[5].
Substancia Básica: bases ou hidróxidos são compostos que em solução aquosa, sofrem dissociação iônica e liberam exclusivamente como ânion o íon hidroxila “OH-”
[5]
.
Sabendo agora de como tais conceitos foram obtidos, vejamos como estas
comprovações são possíveis através do experimento descrito a seguir [1].
Introdução
Substancias que liberam unicamente íons de H+ são chamadas e ácidos e que liberam ânion OH- são chamados de base (segundo Arrhenius), mas o que isso de fato corresponde em experimentos práticos? A partir desta síntese teórica iremos conseguir trabalhar com tais conceitos e comprová-los através de leis e postulados descritos em literatura.
Bases são substancias que aceitam (reagem com) íons H+ e produzem íons hidróxido ou hidroxila (OH-) quando dissolvidos em