Texto Sobre Figuras De Linguagem Port E Com Emp
Comunicação “implica busca de entendimento, de compreensão. Em suma, contato. É uma ligação, transmissão de sentimentos e de ideias” (MARTINS; ZILBERKNOP, 2003, p.23). É um processo amplo, talvez por isso é comum que a maioria das pessoas use as palavras linguagem, língua e fala para designar a mesma realidade, entretanto, linguisticamente não se deve confundir esses termos. Assim:
-Linguagem: todo sistema de sinais convencionais que permite realizar o ato da comunicação;
-Língua: trata-se de um sistema de natureza gramatical, pertence a um grupo de indivíduos, formado por um conjunto de sinais (as palavras) e por um conjunto de regras para a combinação destes. É um produto social;
-Fala: é um ato individual de vontade e inteligência.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
São seis as funções da linguagem: Referencial, Emotiva, Conativa, Poética, Fática e Metalinguística. Estas funções estão intimamente ligadas aos elementos da comunicação e as usamos diariamente.
1 Função Referencial ou Denotativa
A função referencial ou informativa, também chamada denotativa ou cognitiva, privilegia o contexto. Ela evidencia o assunto, o objeto, os fatos. É a linguagem da comunicação. Faz referência a um contexto, ou seja, a uma informação sem qualquer envolvimento de quem recebe. Não há preocupação com o estilo; sua intenção é unicamente informar. É uma linguagem predominante em textos de jornais, revistas informativas, livros técnicos e didáticos.
2 Emotiva ou Expressiva
Quando há ênfase no emissor (1ª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes, essa função é chamada expressiva ou exteriorização psíquica. Ela é linguisticamente representada por interjeições, sinais de pontuação (tais como exclamação e reticência) e também agressão verbal (insultos, termo de baixo calão), que representa a marca subjetiva de quem fala.
3 Função Conativa ou Apelativa
É aquela que busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma