Sistema Tegumentar
Derme
O limite entre a epiderme e a derme, principalmente na pele espessa, é bastante irregular, devido a projeções da derme para a epiderme (papilas dérmicas) e de projeções da epiderme para a derme (cristas epidérmicas) . Essas projeções aumentam a zona de contato entre a derme e a epiderme, dando maior resistência à pele.
A derme é subdividida na derme papilar, que corresponde às papilas dérmicas e é constituída por tecido conjuntivo frouxo , e na derme reticular, a maior parte da derme, de tecido conjuntivo denso não modelado. Ambas as camadas contêm muitas fibras elásticas, conferindo elasticidade à pele.
A derme contém os anexos cutâneos, os vasos sanguíneos e linfáticos, os nervos e as terminações de neurônios sensoriais, que podem ser livres ou encapsuladas.
As terminações nervosas livres circundam os folículos pilosos e funcionam como mecanorreceptores. As terminações nervosas encapsuladas formam os corpúsculos sensoriais.
Dois corpúsculos frequentemente encontrados são os corpúsculos de Meissner e os corpúsculos de Vater-Pacini.
Os corpúsculos de Meissner estão nas papilas dérmicas, especialmente nos dedos das mãos e dos pés. São estruturas alongadas, constituídas pelo axônio disposto em espiral e envolto pelas células de Schwann (Figura 11.2). São receptores táteis.
Os corpúsculos de Vater-Pacini situam-se na derme profunda e na hipoderme das palmas das mãos e das plantas dos pés. São esféricos, com a terminação nervosa no centro, envolvida por várias lamelas celulares contínuas ao endoneuro, lembrando, nos cortes histológicos, uma cebola cortada (Figura 11.4). Detectam pressão e vibrações.
A derme pode conter ainda fibras musculares lisas, como, por exemplo, no interior e ao redor dos mamilos e no escroto (músculo dartos) ou fibras musculares esqueléticas, como na face.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARLSON, B. M. Embriologia humana e Biologia do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,