Sistema Tegumentar
Sistema tegumentar é o sistema de proteção do esqueleto dos seres vivos e engloba a pele, pelos, unhas e glândulas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme. É o maior órgão do corpo. Proporciona proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substancias nocivas e microorganismos invasores através do investimento: pelos. Também é responsável pela regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos. Pela secreção de gordura pelas glândulas sebáceas. Além de permitir a sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.
EPIDERME: Também chamada de cutícula, esta localizada externamente. Seu epitélio é do tipo estratificado pavimentoso queratinizado. Pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. O epitélio estratificado da epiderme é composto pelas seguintes camadas: estrato lúcido, estrato córneo, estrato basal, estrato espinhoso e estrato granuloso.
DERME: Também chamada de pele verdadeira, é elástica, flexível. É localizada logo abaixo da epiderme, responsável cerca de 90% da espessura cutânea. Tem a função de unir a pele ao subcutâneo. Formada por duas camadas de limites pouco visíveis: camada papilar e camada reticular.
TECIDO SUBCUTÂNEO OU HIPODERME: A hipoderme ou tecido subcutâneo, está localizado logo abaixo da pele. É formado essencialmente pelo tecido adiposo e tecido conjuntivo frouxo. Desempenha duas funções principais: auxilia a isolar o corpo das variações extremas do meio ambiente e fixa a pele às estruturas subjacentes.
PELE GLABRA: possui uma camada mais grossa, e não tem pelos. Localiza-se em zonas a maior atrito, como palma das mãos, planta dos pés.
ANEXOS DA PELE: os anexos das pele são: unhas, os pelos, glândulas sudoríparas e sebáceas.
UNHAS: São estruturas achatadas e elásticas, que se encontram na superfície