Sistema Tegumentar
A pele e seus anexos (unhas, pelos e glândulas) fazem parte do sistema tegumentar.
O Sistema Tegumentar é composto por três camadas, sendo elas:
Epiderme;
Derme;
Tela subcutânea.
Epiderme
Forma uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída da água de organismo e a entrada de substancias e de micróbios no organismo. A camada epidérmica mais interna é denominada estrato germinativo sendo formada por células que se multiplicam continuamente. As células mais novas empurram as mais velhas para cima a epiderme produz uma proteína chamada queratina.
Derme
Localizada sob a epiderme é um tecido conjuntivo que contem fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas.
Principais células são fibroblastos, faz a produção de fibras e substancias gelatinosa a substancia amorfa, é as fibras da derme que conferem resistência a elasticidade da pele.
Vasos sanguíneos Responsável pela nutrição, oxigenação tanto das células dérmicas quanto da epidérmica, faz sentir tanto calor quanto frio, mucosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez e etc.
Tecido Subcutâneo (Hipoderme)
Esta sobre a pele uma camada de tecido frouxo ele é rico em fibras e células que armazena gordura (células adiposas) tem reserva de energia e isolamento térmico.
Diferenciação de tegumentos
As principais diferenciações de tegumento são: escamas, pelos penas, unhas, garra, cascos e além de vários tipos de glândulas = formação do suor.
Anexos da pele
Os anexos da pele são:
Unhas;
Pelos;
Glândulas sudoríparas e sebáceas com seus respectivos ductos.
As UNHAS são estruturas achatadas, elásticas, de textura córnea, aplicadas sobre a superfície dorsal das falanges distais. Cada unha esta fixada por uma porção chamada raiz em um sulco da pele, a parte que está exposta é chamado corpo e a parte de cima e chamada borda livra. A unha é firme e exatamente ajustada sobre a pele, a parte de baixo do corpo e da raiz é chamada matriz da unha porque é