Sistema Tegumentar
Tegumentar
Escola Municipal Francisco Quinino de
Medeiros
Professora: Avani Morais
Data: 24/08/2015
Série: 8º ano
Trabalho de ciências: Sistema
Tegumentar
Introdução
O sistema tegumentar é formado pela pele e por suas estruturas anexas: cabelos, pelos, unhas, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas Pele
A pele é o maior órgão do corpo humano em extensão e volume e, por estar exposta ao ambiente, está sujeita a uma série de agressões. Na pele existem várias estruturas formadas por diferentes tipos de tecido: epitelial, nervoso, vascular, muscular e adiposo. Camadas da pele
Os tecidos que compõem a pele estão distribuídos em camadas
– epiderme, derme e hipoderme- cada uma com estruturas e funções especificas.
Epiderme: É a camada mais extensa e superficial da pele. Nela existem receptores para o tato, células de defesa imunitária e produtoras de queratina e melanina, além da parte superior de glândulas sudoríparas.
Derme: É a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. É formada por tecido conjuntivo e dá resistência e elasticidade ao órgão. Na derme estão localizados os receptores sensoriais de pressão, de dor e de temperatura, além das glândulas de suor e sebo.
Hipoderme: Na hipoderme, localizam-se os receptores do tato que captam vibrações e pressão forte, além de células do tecido adiposo, A gordura é um isolante térmico e serve de reserva energética para o organismo. Ela dá à hipoderme espessura varável e proteção contra traumas contra traumas mecânicos.
Camad as da pele Estruturas anexas da pele
Além das glândulas sebáceas e sudoríparas, outras estruturas anexas são importantes para a proteção da pele: os pelos, os cabelos e as unhas, estruturas que apresentam células mortas com grande quantidade de queratina. As unhas protegem as pontas dos dedos e ajudam a segurar objetos.
Doenças da pele
Micoses: São doenças causadas por fungos que podem parasitar a pele, unhas e o couro cabeludo. São causadas por