Sistema tegumentar
Biomedicina
SISTEMA TEGUMENTAR
Caroline Maneira
Profa. Dra. Djanira Aparecida da Luz Veronez
Curitiba
2011
INTRODUÇÃO
A pele é composta por duas camadas principais. A camada mais superficial composta por células epiteliais, conhecida como epiderme e uma camada mais profunda constituída por tecido conjuntivo, conhecida como derme.
A pele junto com as suas estruturas acessórias (pelos, unhas e glândulas) formam o sistema tegumentar. O estudo desse sistema é feito majoritariamente através do microscópio.
O tegumento é o maior órgão do corpo e recobre toda a sua superfície proporcionando proteção. Além desta função principal em atuar como barreira protetora, a pele tem papel fundamental na regulação da temperatura corpórea, na produção de vitamina D, na percepção sensorial e, em menor escala, na excreção de íons.
DESENVOLVIMENTO
1. Pele espessa e pele delgada
Dependendo da espessura da epiderme a pele pode ser classificada em espessa e delgada. Essa diferença na espessura se dá pela localização da pele ou também pela idade.
A pele espessa não apresenta pelos e possui cristas de atrito que são úteis na identificação de pessoas, pois são únicas para cada uma. Esse tipo de pele é encontrado na palma das mãos e na planta dos pés. A epiderme da pele espessa possui todos os estratos – germinativo, espinhoso, granuloso, lúcido e córneo. Enquanto que, na pele delgada, o estrato lúcido é ausente e o estrato córneo é menos desenvolvido. As áreas que não necessitam resistir tanto ao desgaste possuem pele delgada. Os pelos que não são encontrados em pele espessa fazem parte dos anexos da pele delgada.
2. Epiderme
A epiderme é constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A queratina é constantemente gasta e removida da