sistema tegumentar
O sistema tegumentar é a estrutura que envolve todo o organismo humano, exercendo a importante função de proteção e adaptação ao meio externo. O tegumento somente é interrompido nos orifícios naturais do corpo (narinas, boca, olhos, orelha, ânus, vagina e pênis) onde se prolonga pela mucosa.
Anatomicamente, o tegumento é formado por dois planos. Um mais superficial denominado pele e outro mais profundo denominado hipoderme (tela subcutânea). Aderidas à pele, há uma série de estruturas designadas anexos cutâneos (pelos, unhas e as glândulas).
Divisões da pele:
Epiderme
É a camada mais superficial da pele, ou seja, a que está diretamente em contato com o exterior. É tecido epitelial multiestratificado, isto é, formado por várias camadas de células justapostas.2 3
Anexos da epiderme:
Dentes Chifres Esgalhos Unhas Pêlos
A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos.
Camadas:
Basal Espinhosa Granulosa Transparente (Lúcida) Córnea
Derme
A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa na qual os elementos dérmicos estão mergulhados .
Camadas:
Papilar Reticular
Anexos da pele:
Tecido subcutâneo
Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques