Metodologia
UNIPLAC
Porque ciência da poder as pessoas.
As principais descobertas científicas que transformaram/mudaram uma época.
Leonardo Martins
Metodologia Científica
Prof. Gillberto Borges de Sá
Lages - SC
Março - 2013
Na sociedade contemporânea cada vez mais a ciência demonstra seu poder de sanar problemas. Mas, a mesma ciência que sinaliza eficácia nas soluções de problemas é forçada a criar outros, para sua própria sobrevivência.
A ciência utiliza-se do conhecimento como instrumento para demonstrar a “verdade” e como meio de diminuição das distâncias entre as pessoas, sem falar na redução das doenças que trouxe também à tona a revolução industrial, revelando os segredos da natureza, conquistando, enfim, a liberdade de investigação.
Entretanto, diante de tantas benesses, há também: a miséria trazida pelos avanços científicos que não tem a preocupação de elastecer os benefícios para toda sociedade de forma igual. É meio dicotômico, mas em meio à abundância, existe a miséria, a carência, doenças que ainda matam os pobres, que não gozam dessa “maravilha” científica.
Essa relação de ciência e poder traz conseqüências terríveis para sociedade, a partir do momento que o Estado tem o controle e a utiliza como instrumento de manipulação para sobrepor a outros povos, como aconteceu num período histórico que se utilizaram desse mesmo conhecimento para justificar a superioridade cultural de um povo; prevalecendo a idéia etnocêntrica. Submetendo esse povo dito inferior as suas leis; ferindo o espírito democrático do conhecimento que deve pertencer às pessoas, a sociedade como um todo e não como instrumento de manipulação de um grupo ou Estado, ou seja, daquele que possui maior poder aquisitivo.
Na fala configura-se de forma substancial o poder da ciência, que leva uma sociedade inteira a acreditar num conhecimento científico que beneficia alguns