PROCESSO PRODUTIVO
O óxido de cálcio (cal viva ) e o óxido de cálcio e magnésio (cal dolomítica) são moídos e seleccionados antes de serem armazenados para posteriormente venda.
De uma forma geral o processo de produção de cal engloba os seguintes passos:
Preparação dos carbonatos de cálcio (calcário) ou de cálcio e magnésio (calcário dolomítico);
Recepção e armazenamento de combustíveis;
Calcinação do calcário ou do calcário dolomítico;
Moagem e crivagem;
Armazenamento em silos. Recepção de Matérias-primas A Microlime utiliza duas matérias-primas:
Calcário
Calcário Dolomítico
Estas matérias-primas são recepcionadas diariamente sendo os camiões descarregados directamente numa tremonha de recepção que tem capacidade para receber 50 toneladas de matéria-prima.
Dessa tremonha a matéria-prima é transferida para o silo de calcário, com capacidade para 300 toneladas, através de um sistema de elevação por skip.
O stock máximo de matéria-prima é determinado pela capacidade do silo e da tremonha.
Recepção de Combustível A Microlime utiliza combustível sólido com uma granulometria de 30 a 60 mm. Podem ser utilizados vários tipos de combustível sólido, nomeadamente coque de petróleo, antracite, coque metalúrgico etc.
O combustível sólido é recepcionado entre três e quatro vezes por semana sendo parte, descarregado numa tremonha de recepção com capacidade para 25 toneladas e a outra parte armazenada.
Produção de Cal O calcário ( ou o calcário dolomítico) é descarregado por uma calha vibratória do silo de calcário para o skip do forno. Simultaneamente é doseado o coque que é descarregado na mesma calha vibratória de modo a conseguir-se uma distribuição o mais uniforme possível do coque sobre o calcário.
O skip é então elevado