quetoes
1- Qual o novo cenário (social e educacional) a partir dos anos 1990?
R:,A partir da década de 90 no âmbito social, o cenário é de globalização, hegemonia neoliberal, uma ideologia do pensamento único e deterioração dos processo democráticos, desenvolve-se novas formas de exclusão e desigualdade, Estado mínimo, desemprego, crescente violência urbana, transformação dos processos produtivos, dentre outros, configurando um novo cenário. Gerando incertezas, e pela falta de clareza, em relação ao futuro social, criando um descredito sobre a construção do Estado, da democracia e toda esfera pública.
A parte educacional na década de 90 é marcada pela valorização da educação, mesmo os discursos das políticas educacionais sendo contraditórios, havia também um esforço sistemático de reformas, especialmente as curriculares, em diferentes países latino-americanos. Junto com a matriz oficial das reformas educativas, segue o mesmo esquema das orientações dos organismos internacionais nos diversos países do continente, também no período se desenvolveram reformas baseadas em outras matrizes politico-pedagógicas, onde não se podia ter visões uniformes, reducionistas e padronizadas.
Neste ano com o Fórum Mundial da Educação realizado em Dakar, em abril, o objetivo foi analisar os resultados da avaliação da década de “Educação para Todos”, e aprovar uma nova declaração e um novo “Marco de Ação”, que estende até 2015 seu prazo. Onde educadores e intelectuais da América Latina elaboraram um documento, chamado pronunciamento, objetivando socializar suas preocupações e reflexões, onde afirmam que “Nossos povos merecem mais e melhor educação”, falam também de assuntos diversos como: as politicas educacionais, o sistema de ensino e suas realidades e resultados; que estas se inspirem em valores humanos e enfatizem a necessidade da educação de qualidade, respeitando a diversidade