FGTS
1.1 BC- Banco Central.
1.2 CDBs- Certificados de Depósitos Bancários.
1.3 DPU- Defensoria Publica da União.
1.4 FGTS- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
1.5 INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
1.6 SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
1.7 STF- Supremo Tribunal Federal.
1.8 TR - Taxa Referencial.
1. METODOLOGIA
O presente trabalho foi elaborado pelos alunos de Tecnologia em Gestão Financeira da FMU – Faculdade Metropolitanas Unidas, do 1 Semestre – Noturno, com intuito de mostrar aos futuros gestores a situação atual do FGTS. Mostrar que estamos em uma briga política.
1.1 Métodos de Pesquisa
Essa pesquisa foi relacionada ao Artigo “Cresce o numero de ações na Justiça, pela mudança na correção do FGTS”, onde pesquisamos situações atuais, e futuras sobre a Política relacionada ao caso, envolvendo trabalhadores e aposentados.
1.2 Definições/ Ambiente de Pesquisa
Nosso artigo foi escolhido a partir do Jornal Estão. Baseado em um assunto atual, relacionado com o país em Geral: FGTS.
2. RESUMO
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem como objetivo regularizar a relação entre empregado e empregador, e constituir uma parcela para o trabalhador quando de sua aposentadoria, ou ainda, por ocasião de seu contrato de trabalho, onde o empregador deve depositar o valor referente a 8% do salário bruto desse trabalhador. Em 1999 a TR (Taxa Referencial) foi utilizada para contabilizar os juros recorrentes do mesmo. Em 2013 algumas pessoas começaram a entrar com ações na justiça pedindo que a correção do calculo do FGTS fosse realizada pela INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), pois a TR não conseguiu acompanhar o mesmo ritimo da inflação nesses últimos 15 anos, permanecendo quase zerada em vários pontos.
Palavras Chaves: FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – Inflação - Decisão
3. INTRODUÇÃO