Redação sobre pena de morte
A pena de morte é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste em retirar legalmente a vida de uma pessoa que cometeu, ou é suspeita de ter cometido, um crime considerado grave o suficiente e, de certa forma, justo de ser punido com a morte. Cerca de 80 países no mundo ainda aplicam a pena de morte. Nos estados unidos 37 estados ainda usam essa lei em determinados crimes.
Muitos são os motivos favoráveis que justificam a escolha pela pena de morte. Podemos alegar que economicamente é mais rentável eliminá-lo que mantê-lo, podemos dizer também que a intimidação gerada poderá diminuir a criminalidade. Entretanto, também é válido dizer que a pena de morte é um ato desumano pelo qual banalizaríamos ainda mais o mal que já existe, deixando de lado grandes valores de nível moral e éticos e nos entregando a algo semelhante à vingança.
Decidir pela Pena de Morte pode muitas vezes ser um impulso baseado em nossas definições mais primitivas e íntimas sobre o que é fazer justiça. Com frequência somos guiados por sentimentos inerentes à empatia, gerando, dentro de nossas opiniões, outras opiniões efêmeras e comprometidas, pois, uma vez afetados, acreditaremos que é nosso dever agir e responder aos fatos com a mesma força e intensidade que eles possuem, dando então sentido ao dito popular “Olho por olho, dente por dente”.
O ser humano, mesmo em sua mais sórdida forma, deverá viver consigo mesmo, respondendo de maneira consciente por todos seus atos criminosos pelo tempo que durar sua vida. Deverá restituir, aos que lesou, uma forma de compensação, seja financeira, através de um trabalho a ele imposto, moral ou simplesmente ser exemplo de que a justiça foi feita, de forma nobre e humana.
Por isso a questão da Pena de morte deve ser tratada com delicadeza e percepção real dos limites entre justiça e vingança. Estaríamos certos em responder com os mesmos princípios que se tornaram motivo de