redação sobre pena de morte
Aluna: Camila Baiocco Marca
Índice
Introdução
O que é a pena de morte?
Relação com a Declaração dos Direitos Humanos
Argumentos a favor da pena de morte
Mapa de países da distribuição da pena capital
Anexos
Apreciação global
Conclusão
Introdução
Neste trabalho pretendemos esclarecer o que é a pena de morte, como é aplicada e em que termos. Tentaremos explicar com base nos artigos nº 3.
Artigo 3º:
“Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
Abordaremos que a pena de morte segundo os que a condenam é uma forma de tortura seletiva de opinião. Apresentaremos casos e experiências reais, de pessoas que já estiveram no corredor da morte. Também casos de vitimas, de pessoas que perderam ente queridos e o que leva as pessoas a serem a favor da pena de morte.
O que é a pena de morte
A pena de morte (ou pena capital) é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste em retirar legalmente a vida a uma pessoa que cometeu, ou é suspeita de ter cometido, um crime que é considerado pelo poder como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte.
Atualmente, muitos países admitem a pena de morte em casos excepcionais, como em tempo de guerra e em situações de extrema gravidade. A pena capital foi aplicada em quase todas as civilizações através da história.
Hoje em dia, quase todas as democracias, como a França, a Alemanha ou Portugal, aboliram a pena de morte.
A maioria dos estados federados dos Estados Unidos, principalmente no sul, retomou essa prática após uma breve interrupção durante os anos 70.
Os Estados Unidos são uma das raras democracias, juntamente com o Japão, a continuar a