Apoptose, tumor, câncer, metástase..
Apoptose, conhecida como "morte celular programada” é um tipo de autodestruição celular que ocorre de forma ordenada e demanda energia para a sua execução. Está relacionada com a manutenção da homeostase e com a regulação fisiológica do tamanho dos tecidos, mas pode também ser causada por um estímulo patológico (como a lesão ao DNA celular). O termo é derivado do grego, que se referia à queda das folhas das árvores no outono - um exemplo de morte programada fisiológica e apropriada que também implica renovação.
Tumor
Ao falarmos em tumor, é necessário ter em mente que podemos estar nos referindo a uma neoplasia, que pode ser maligna ou benigna. A tumoração pode também ser devido a um acúmulo de líquido formando uma coleção ou ser uma tumoração reativa inflamatória. Não se sabe ao certo a causa destes. Entretanto, sabe-se que a sua origem se dá em uma célula defeituosa que gera outras com a mesma deformidade (e estas células defeituosas originadas geram outras defeituosas e assim por diante, fazendo o tumor crescer). A diferença entre o tumor benigno e maligno é a sua capacidade de gerar metástases pelo corpo, assim como a velocidade do aumento do tecido afetado, podendo-se, assim, medir sua agressividade. Pode-se dizer que, no tumor benigno, as células ficam como que envolvidas por uma membrana que impede que elas se desenvolvam e se espalhem tanto; ao contrário do maligno, que pode, por exemplo, começar no estômago e espalhar-se por todo o sistema digestório ou qualquer outra parte do corpo em pouco tempo.
Câncer
Câncer, conhecido medicamente como um maligno neoplasma (tumor maligno), é um grande grupo de várias doenças, todos envolvendo crescimento celular desregulado. No cancro, as células dividem-se e crescer descontroladamente, formando tumores malignos, e invadem partes vizinhas do corpo. O câncer também pode se espalhar para as partes mais distantes do corpo, através do sistema linfático ou corrente sanguínea. Nem todos os tumores são