Recursos
MaurinhaLuisa da Silva Sá
RESUMO: O artigo relata-se sobre as fontes de energias não só do Brasil como um todo. Sabe-se que existem dois tipos de energias, as renováveis e não-renováveis. Estudos comprovam que certos tipos desses recursos energéticos irão se esgotar com o decorrer dos anos. O petróleo, por exemplo, é uma das fontes de energias mais conhecidas, porém, torna-se um dos fatores de maior poluição do ar.
Palavras-Chave: Fontes de Energia. Recursos Energéticos. Usinas.
1. INTRODUÇÃO
A necessidade mais básica dos seres vivos é a busca de energia para manter seus corpos em funcionamento. Atende-se a necessidade fisiológica de que, o homem poderia controlar as formas de energia. Desde tempos primórdios, com a utilização do fogo para o cozimento de alimentos, por exemplo, até os dias atuais com a expansão das usinas hidrelétricas. Desde o domínio do fogo há 750.000 anos até o advento da revolução industrial não houve grande evolução na forma do homem utilizar a energia. Porém, com o vertiginoso processo de industrialização, a necessidade de energia aumentou e novas fontes primárias, com maior densidade energética, foram introduzidas.
Os recursos energéticos que podem ser utilizados pelo homem são de dois tipos: não renováveis e renováveis.Fontes de energia não renováveis, são fontes que se esgotarão e não serão substituídas, como o petróleo, o gás natural, o urânio, o carvão mineral, a eletricidade, entre outras. Fontes de energia renováveis são fontes que não se esgotam, como a energia solar, a energia muscular (esforço humano ou animal), a energia dos vegetais (biomassa), das correntezas dos rios (hidráulica), dos ventos (eólica), do calor interno do planeta Terra (geotérmica), entre outros. Podemos dizer também, que estas são consideradas alternativas, pois contribuem para a diminuição da dependência de energias não-renováveis.
2. DESENVOLVIMENTO
PETRÓLEO
Estudos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) constaram que