Recrutamento e Seleção de Pessoal
Alessandra Farias Carvalho
RESUMO
Palavras-chave:
INTRODUÇÃO
Seleção é a atividade que compreende a escolha do candidato ideal para ocupar a vaga em questão, considerando seu perfil psicológico, comportamental, habilidades físicas e intelectuais, respeitando os critérios de cada vaga e o proposto por cada setor. Na seleção, são aplicados os testes que servem para identificar se o candidato atende aos requisitos da vaga e filtrar o candidato mais apto à função, dentre as opções de candidatos disponíveis.
Atualmente a melhoria contínua dos processos empresariais exerce forte pressão sobre as organizações, a alta competição entre as empresas faz com que se torne cada vez mais significante a presença de bons colaboradores, pois qualquer objetivo organizacional só poderá ser atingido com e por intermédio das pessoas.
A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los. Pode-se enfatizar que estabelecer previamente o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para a estabilidade e o sucesso de uma organização, em especial para a pequena e média empresa.
A melhor condução do processo de recrutamento e seleção irá refletir de forma significativa dentro da organização.
OBJETIVO GERAL
Analisar as formas de Recrutamento e Seleção de Pessoas adequadas às Pequenas empresas.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Para Chiavenato (1991), o recrutamento e seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo, ou seja, a introdução de recursos humanos na organização. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, de incremento de entrada (input), a seleção é uma atividade obstativa, de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada (input), de classificação e, portanto, restritiva.
Para Spector (2002) um desafio constante para muitas