Recrutamento e seleção de pessoal
Em uma organização, as pessoas, ou seja, o quadro de funcionários e colaboradores constitui a parte mais importante que é a base para uma força de trabalho eficaz e com isso, alcançar os melhores resultados.
No entanto muitas empresas falham no processo de recrutamento e seleção de pessoal que pode comprometer os objetivos almejados da empresa, entre ações dos que estão a frente, como gerentes e chefias que passam a ter essas atribuições e na maioria das vezes não estão propriamente preparados para recrutar e selecionar os profissionais mais adequados.
Por isso é primordial que as organizações tenham uma área de recursos humanos capacitados para dar esse suporte na contratação de funcionários e controlar as vagas disponíveis e seus melhores meios de como atrair profissionais com potenciais e qualificações para o cargo em questão, definindo critérios e ter conhecimento dessas vagas que se deseja preencher.
1 Recrutamento de Pessoal
O recrutamento de pessoal consiste em atrair profissionais que são potencialmente qualificados ao cargo em que irá ocupar, sendo capazes de desenvolver suas funções dentro da organização. Pode se dizer que é um sistema de informação que a empresa divulga ao mercado, oferecendo uma vaga para preenchê-la em um determinado cargo (CHIAVENATO, 1979).
Para Carvalho (2004) é a partir do recrutamento que o sistema de RH passa a centralizar suas ações e programas no ocupante do cargo, ou seja, àquele que concorre ao exercício das funções que compõem esse mesmo cargo.
Ainda segundo o autor, para recrutar bem a empresa deve dispor de uma estrutura de cargos e salários sempre atualizada e dinâmica. Já Chiavenato (1979) acredita que “para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção”.
O autor completa que é a partir dos dados referentes às necessidades presentes e futuras da área de recursos humanos, as atividades do recrutamento estão