Recrutamento e Seleção de Pessoal:
Recrutamento e Seleção de Pessoal:
1. Qual a diferença entre Recrutamento e Seleção de Pessoal?
Recrutamento consiste no processo de seleção de funcionário, busca a aptidão dos mesmos, ou seja, visa em atrair possíveis colaboradores convidados e devidamente qualificados para uma determinada vaga de emprego é um processo cauteloso em que será escolhido o mais apto e compatível para o cargo proposto sendo que pode ser interno (dentro da empresa) ou externo (fora da empresa).
Seleção de Pessoal é a etapa decisiva em que é selecionada definitivamente a pessoa certa para o cargo certo, sendo que é escolhido através dos candidatos que participaram ativamente no Recrutamento de acordo com as exigências propostas pela empresa que dispôs da vaga.
Resumindo enquanto RECRUTAMENTO é um processo que tem por finalidade colher informações a SELEÇÃO vem como segunda etapa em que compara e decide de acordo com o perfil do candidato avaliado.
2. Quando a empresa não tem uma estrutura de RH adequada para recrutar e selecionar pessoas, quais as opções existentes no mercado?
O processo de recrutamento é uma etapa que visa competência do RH que tem por prioridade examinar os candidatos.
Porém, quando não se tem mão de obra qualificada, é preciso buscar outros meios, pois basta conhecer bem o processo para definitivamente escolher a pessoa certa para o lugar certo.
É possível optar por duas opções como a Terceirização que é uma forma, mais simplificada já que existem diversas empresas que prestam esse serviço em que a única preocupação seria consultar a verba disponível para assim encontrar a mais capacitada para o trabalho sugerido.
Temos como outra opção a busca independente, ou seja, a própria empresa se dispor a procurar o funcionário adequado dependendo da necessidade a ser saciada.