Recrutamento e seleção de pessoal
Os indivíduos e as empresas estão envolvidos em um circulo onde um atraí o outro. Da mesma forma a qual uma empresa apresenta sua necessidade de um bom profissional, bons profissionais tem a necessidade de boas organizações, eles também atraem e selecionam empresas, formando opniões a respeito delas.
Selecionar bem o pessoal é lucrativo para as duas partes, Organização x Colaborador, quando a mão de obra já vem qualificada os gastos para aprimorá-la são menores, em contra partida, para o colaborador, quão melhor seu potencial, melhor será seu reconhecimento perante a organização.
RECRUTAMENTO DE PESSOAL: Segundo Toledo (1981 p. 66), “recrutamento é a série de atividades que trata dos estudos e contatos com o mercado de mão de obra, assim como da primeira convocação de candidatos”.
Recrutamento são os passos tomados pela empresa que se inicia com o surgimento da necessidade de mão-de-obra apresentado pela empresa, até o ponto da entrevista. O recrutamento avulta como um sistema que visa atrair candidatos. Algumas fontes de pesquisa são, ou podem ser utlizadas neste processo. Sendo elas: PESQUISA EXTERNA: a pesquisa no mercado
PESQUISA INTERNA: a busca dentro da organização. Voltada para valorização da mão-de-obra e busca de motivação na própria organização.
Como as pesquisas o Recrutamento também pode ser Interno: buscando o perfil de profissional na própria organização, o que da certa economia pois fica mais fácil selecionar o perfil desejado, ou, Externo: onde é feito todo um trabalho de divulgação, para apresentar ao mercado a necessidade da organização em se encontrar um colaborador.
Feito o recrutamento, partimos para a SELEÇÃO.
SELEÇÃO DE PESSOAL: Para Aquino, Cleber (1980 p. 164), "A seleção caracteriza-se pela investigação, junto aos aprovados pelo recrutamento, dos melhores candidatos. É também um processo de pesquisa, porém realizada com maior profundidade. Inicia-se com as provas, apesar de alguns o