Recrutamento e Seleção de Pessoal
INESC - Instituto de Estudos Superiores do Ceará
Camila Almeida de Siqueira
Disciplina: Subsistemas de Gestão de Pessoas I: Recrutamento e Seleção de Pessoal
Professora: Vanessa Nóbrega
FORTALEZA / CE
2013
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
A área de Recursos Humanos é de suma importância para o desenvolvimento de toda empresa, pois é ela que é a responsável por cuidar de todos os processos que selecionam, treinam, desenvolvem e remuneram pessoas, definindo assim quem fica na empresa, quem poderá contribuir para o resultado da organização.
Fica responsável também pela definição da identidade da empresa, a qual irá intervir sobre todas as ações tomadas. Além de auxiliar outras atividades como: promoção, desligamento de funcionários, reestruturações, gestão projetos, metas e processos, entre outros.
Desse modo, a fim de organizar todos esses processos e de forma que se desenvolva mais “habilmente”, os Recursos Humanos são divididos em áreas ou departamentos coordenados por equipes especializadas e de forma operacional e agora estratégica, que são: Recrutamento e Seleção, Planejamento, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal e Avaliação de Desempenho e Cargos e Salários.
Neste presente trabalho será abordado o tema Recrutamento e Seleção de Pessoal, que é uma área que assume grande importância no ambiente da organização. O Recrutamento é a procura de recursos humanos a fim de preencher todas as qualidades mínimas de forma a atender as necessidades da empresa. Reúne um conjunto de práticas e métodos de forma a atrair candidatos qualificados a ocupar posições nas organizações.
O Recrutamento é anunciado de forma externa (em anúncios em jornais, Internet, revistas ou agências de emprego como o Sine/IDT). No anúncio em jornal, é preciso que contenha especificando a função ou o título do cargo, os requisitos exigidos, breve perfil da empresa, os benefícios para o