Administração Públic
A administração pública no sentido mais amplo é todo o sistema de governo, todo o conjunto de idéias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana, que determinam como se distribui e se exerce a autoridade política e como se atendem aos interesses públicos”.
Modelos de Administração Pública
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATRIMONIALISTA (1821 – 1930) – É a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e do privado.
- Não visa o interesse público.
- Nepotismo, nomeação de parentes para ocupar cargos públicos e o empreguismo, senão a corrupção, eram as normas.
-Utilizava os recursos públicos para promover políticas assistencialistas com interesses eleitorais posteriores. (facilitar o acesso à necessidade do cidadão em troca de votos)
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA (1930 – 1965) - AFIRMAÇÃO DO PODER DO ESTADO. caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
Visava Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
Os defeitos, por sua vez, seriam,
Processos rígidos
Gestãoa ineficiência e a incapacidade de se voltarem para o serviço dos cidadãos como clientes
NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
É um modelo de administração pública voltado para a eficiência, a eficácia e a efetividade do aparelho do Estado, com foco em resultados.
A retórica da "Nova Administração Pública", hoje muito disseminada no debate público, é vendida no varejo como perfumaria importada, pretende, senão de forma aberta, pelo menos de forma dissimulada, modernizar o modelo jurídico-administrativo brasileiro.
O movimento da Nova Administração Pública apresenta-se como um sistema de pensamento ideológico que