RESSONANCIA EM TUBOS SONOROS
RESSONANCIA EM TUBOS SONOROS
ÍNDICE
PARTE:
PÁGINA:
1 – INTRODUÇÃO
3
2 – EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
3 – DESENVOLVIMENTO
4 – AQUISIÇÃO DE DADOS
5 – TABELAS E CALCULOS
6 – GRÁFICOS E RESULTADOS
7 – CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
1 – INTRodUÇÃO:
Quando são empregadas atenção e curiosidade com os fenômenos que ocorrem à nossa volta, os princípios físicos podem ser facilmente identificados. Por falta de informação uma pessoa até depara-se com um fenômeno físico interessante, mas não se dá conta por que aquilo ocorre.
O som é uma onda mecânica longitudinal, ou seja, precisa de um meio material para sepropagar e sua propagação tem a mesma se propaga pelo ar criando regiões de compressão e rarefação deste meio. O principio de funcionamento da maioria dos instrumentos de sopro é a produção de ondas sonoras estacionarias dentro de tubos (conhecido como tubo de Kundt). Somente ondas com determinadas freqüências são reproduzidas e chamadas de frequencia naturais de vibração, similares as freqüências que podem existir em uma corda vibrando.
As possíveis ondas estacionárias que se formam dentro de um tubo de comprimento L, por exemplo, com uma extremidade fechada podem ser estudadas a a partir do procedimento proposto neste experimento.
Ondas sonoras são ondas mecânicas longitudinais, cujas freqüências estão compreendidas entre 20 Hz e 20 Khz – o intervalo audível pelo ser humano. São geradas pela compressão e periódica de uma certa região de um meio (por exemplo, do ar próximo a um altofalante), que se propaga através desse mesmo meio com uma velocidade que depende se sua densidade, isto é, quanto mais denso (sólido) o meio, maior a velocidade do som. A velocidade do som é menor em meios líquidos e menor ainda em meios gasosos.
Consideremos uma onda sonora que se propaga através do ar contido no interior de um tubo. A onda sonora