Aula-tema 3: o indivíduo e a sociedade
A socialização é um processo cultural em que se adquire as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socialização estão a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.
No meu entendimento, seguindo a linha de raciocínio de Reinaldo Dias as principais características da família em relação ao indivíduo em seus primeiros passos de vida ele herda da família a estrutura básica do comportamento social, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra.
A escola por sua vez agrega em valores e conhecimentos, desenvolvendo o individuo ainda na fase inicial (infância) a convivência em grupo e equipe.
Na infância o processo de socialização tem extrema relevância do ponto de vista na formação do individuo porque haja visto que a estrutura familiar interfere diretamente no comportamento deste individuo em sua formação, famílias desequilibradas psicologicamente entre outras posturas desvirtuosas transferem para o mesmo tal comportamento com isso as conseqüências que podem vir a ser atribuídas a sociedade pode ser catastrófica já que o mesmo pode vir a ser pelo seu histórico um cidadão de bem que agregue valores a sociedade sendo um intelectual atuante como também um marginal, assaltante e assim por diante.
Na minha vida particular tive a alegria de nascer em meio a uma família de paz com uma estrutura psicológica coerente com a realidade pessoas que me ensinaram a respeitar, amar as pessoas e acreditar na dignidade dos indivíduos quanto cidadão tal postura da família fez de mim uma pessoa de respeito, onde com luta e motivação adquiri status na sociedade e melhor que isso uma família amigos tal próximos quanto irmãos poderia ser diferente não é? Entende o que digo? Pois é!
Ao ver as noticias ruins atuais que passam na mídia televisiva agradeço a Deus pelo que sou e a