Recrutamento e seleção de pessoal
Falar sobre recrutamento e seleção de pessoal, para tal é necessário fazer uma abordagem sobre e o que é a gestão de recursos humanos ou então gestão de pessoas como é conhecida.
A Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem passado por mudanças e transformações nestes últimos anos. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente, de quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH).
A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano nas organizações. Com a globalização que afecta áreas como a dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, ela acarreta um forte impacto que condiciona a mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge então uma constatação de que na maioria das organizações, a principal vantagem que torna competitiva uma empresa decorre do diferencial causado pelas pessoas que nela trabalham. Surge, portanto, uma nova visão: as pessoas como agentes pró-ativos e empreendedores.
O objetivo central deste fundamento é mostrar as novas características e o novo perfil dessa área de atividade. Nessa transição, o termo Gestão de Pessoas caracteriza as novas tendências que estão acontecendo na Administração de Recursos Humanos.
São as pessoas que geram e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas. No fundo, as organizações são conjuntos de pessoas. Este conteúdo desenvolve-se dentro desta nova visão.
O presente artigo possui como objetivo avaliar o processo de recrutamento e seleção nas agências bancária.
Este processo se dá a partir de um ponto de vista global, onde tem que se planejar, recrutar e capacitar o indivíduo para adequá-lo no sistema vigente das empresas. Temos que ter a preocupação que esse trabalho seja contínuo