Gestão estratégica
CIRCUITO – 11
ATIVIDADE 4: balanced scorecard (bsc)
1 - Em que consiste o balanced scorecard?
É uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas.
Foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.
2 – Quais as vantagens em se utilizar o BSC?
O Balanced Scorecard traz inúmeras vantagens, pelo equilíbrio entre as medidas financeiras e não financeiras, através do alinhamento estratégico, pelas quatro perspectivas indicadas por Kaplan e Norton.
Em uma pesquisa por Ernst Young em 1999, constatou-se que em média os critérios não financeiros perfazem 35% da decisão do investidor, o que demonstra a importância de sua medição para a organização e para o acionista.
O BSC apresenta outra vantagem, por provocar uma mudança cultural, ao envolver internamente toda a organização em um aprendizado estratégico, para que todas as ações sejam focadas nos objetivos equilibrados de curto e longo prazo.
Kaplan e Norton estabelecem que o fato inovador do Balanced Scorecard seja sua capacidade de aprendizado estratégico à medida que os indicadores de desempenho possam assumir a forma de teste.
Desta forma é possível estudar e revisar indicadores e suas relações de causa efeito no acompanhamento das metas, ou seja, não é um documento de gestão estático como muitos críticos assim o definem.
A mudança na política e cultura da organização, a visão de longo prazo, o acompanhamento nas mudanças no ambiente externo e a participação