Gestao estrategica
A Eficiência e a Eficácia da Gestão Estratégica: Do Planejamento Estratégico à Mudança Organizacional.
22/04/2014
.
Jéssica Uchoas.
A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA:
DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À MUDANÇA ORGANIZACIONAL
1. Introdução e Resumo:
A Gestão Estratégica é uma técnica, que tem como base estruturante a Administração Estratégica e o Planejamento Estratégico, adicionando, na sua implementação, a perspectiva administrativa da Mudança Organizacional. Entretanto, os modelos de mudança organizacional, desenvolvidos nos últimos anos, têm sido elaborados para o gerenciamento de mudanças gerais das organizações, e não possuem uma abordagem específica para o gerenciamento e implementação do Planejamento Estratégico e as mudanças provocadas pelo mesmo, isto é, não são modelos com foco direto na Gestão Estratégica. Como não poderia ser de outra forma, se o ambiente empresarial está mudando, a melhoria dessas técnicas também tem evoluído sofrendo modificações e aperfeiçoamentos, de acordo com a seguinte sequência: Planejamento Orçamentário, Planejamento de Longo Prazo, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica e Gestão Estratégica (ANSOFF; McDONELL, 1993; TAVARES 2000; SERRA et al.,2003).
Cada uma dessas técnicas teve, na sua evolução, o suporte da anterior. Assim, por exemplo, a Gestão Estratégica tem como base o Planejamento Estratégico e a Administração Estratégica à qual são adicionadas na sua implementação, algumas perspectivas administrativas, tais como mudança organizacional, administração de recursos humanos, controle, eficiência e eficácia organizacional, entre outros.
1.1 Justificativa
Um fator de grande importância, para o sucesso da gestão estratégica, é o processo de implementação de estratégias. Ao elaborar uma analise do processo de implementação, Jick (2001) afirma que a articulação da visão representa 10% do trabalho, e sua implementação 90%. Mesmo que o autor esteja referindo-se