GESTAO ESTRATEGICA
– Gestão Estratégica
63
T
ERMOS
-
CHAVE
Neste capítulo, mostramos que os conceitos básicos de gestão estraté- gica diferem do processo tradicional de planejamento estratégico ainda adotado por algumas organizações.
A
gestão estratégica é uma forma efi caz de estimular o crescimento e garantir a sobrevivência da organização, no seu processo de adaptação às transformações no seu ambiente externo e interno.
Um processo formal e estruturado para avaliar uma organização, chamado de diagnóstico da situação estratégica
, é fundamental, antes de se iniciar uma inter- venção estratégica.
Antes de qualquer processo de revisão estratégica, é necessário que se avalie o grau de prontidão estratégica da instituição para se envolver em uma interven- ção de envergadura.
A estratégia deve ser direcionada, primordialmente, pelos resultados dos diag- nósticos estratégicos
. Ela pode contemplar tópicos como gestão da estratégia competitiva , do portfólio , da fl exibilidade e da vulnerabilidade , da capacitação , entre outras.
Finalmente, foi mostrado o que é e como se implanta uma sistemática de moni- toramento e vigilância dos temas de importância estratégica para a organização, chamados de temas estratégicos
.
Q
UESTÕES
1.
O que é diagnóstico estratégico
? Como é feito e por que é tão importante antes de se iniciar um processo de intervenção estratégica? Dê exemplos.
2.
O que é a avaliação da prontidão estratégica
? Como é feita e por que é tão importante fazê-la antes de se iniciar um processo de intervenção estratégica? Dê exemplos.
3.
Quais são as diferenças fundamentais entre o processo clássico de planejamento estratégico e a moderna gestão estratégica
? Por que, e em quais condições, a moder- na gestão estratégica é superior ao processo clássico de planejamento estratégico?
4.
Em uma intervenção estratégica, o que você faria primeiro: implantaria a ges- tão da capacitação, a gestão da