Recrutamento de Pessoas
É imprescindível Recrutar e Integrar Pessoas de uma forma ágil e dinâmica. É público e sabido pelos gestores, que um funcionário mal recrutado trará mais despesas do que o investimento em um processo de recrutamento de qualidade.
Conceitos
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. (Chiavenato)
Deve ser feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos das organizações. (Chiavenato)
Chiavenato considera que as pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passam a ser a principal base da nova organização. Uma nova abordagem: Gestão de Pessoas. Nessa nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares. São os novos parceiros da organização.
Cuidadoso planejamento, três fases:
O que a organização precisa em termos de pessoas;
O que o mercado de RH pode oferecer;
Quais as técnicas de recrutamento aplicar.
Pesquisa interna das necessidades;
Pesquisa externa do mercado;
Definição das técnicas de recrutamento a utilizar.
Planejamento de pessoas:
O planejamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos, necessários para atingir os objetivos organizacionais, em determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura. O planejamento de pessoal nem sempre é responsabilidade do órgão de pessoal da organização. (Chiavenato)
Processo de recrutamento:
Envolve um processo que varia. Em algumas organizações, o inicio do processo depende de decisão da linha. O órgão de recrutamento não tem qualquer autoridade de efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de