RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Antigamente, no RH de uma empresa, o enfoque operacional e burocrático predominavam. O Recrutamento e a Seleção de Pessoas obedeciam a um conjunto de rotinas e procedimentos executados de maneira seqüencial.
Atualmente estes dois termos têm uma nova configuração. Suas características se modernizaram e a contribuição do Psicólogo aumentou, pois pode se utilizar muito mais das suas técnicas para atrair e selecionar candidatos.
Vamos ao Recrutamento.
O Recrutamento é o processo em que a organização atrai candidatos no mercado para o seu processo seletivo. Na verdade, o Recrutamento é um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao mercado – Recrutamento Externo, e também dentro da própria organização – Recrutamento Interno.
O Recrutamento Interno privilegia os atuais funcionários, oferecendo a eles oportunidades melhores dentro da organização. Já o Recrutamento Externo, como o próprio nome diz, busca candidatos externos, visando trazer novas experiências e habilidades que no momento não existem dentro da organização.
O Recrutamento pode ser divulgado de diversas formas e pode contar com algumas parcerias. Seguem alguns exemplos:
- Instituições de Ensino;
- Sites e Redes Sociais;
- Jornais e Mídias;
- Anúncio (s) na porta da própria empresa;
- Agência de Emprego, Consultoria de RH;
- Indicação de candidatos, funcionários, empresas parceiras, fornecedores e clientes;
- Etc.
A escolha da fonte vai depender de alguns fatores como o perfil da vaga, recursos financeiros, lembrando sempre que um Recrutamento não pode apenas comunicar uma vaga, mas sim atrair e trazer candidatos para a seleção.
Um Recrutamento mal realizado pode provocar desgastes, desperdícios e, conseqüentemente, prejuízos financeiros à organização.
A escolha de uma pessoa que não se enquadra corretamente ao perfil da vaga leva a organização ao retrabalho, ou seja, a realização de um