Recrutamento de pessoas
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção
Recrutamento interno: o recrutamento interno busca preencher as vagas existentes com pessoas que já estão trabalhando na empresa, isso pode ocorrer com as promoções realizadas pela empresa onde os funcionários têm a oportunidade de crescer dentro da empresa ocupando cargos melhores remunerados. O custo do recrutamento interno é bem menor, pois a empresa não gastará dinheiro com anúncios, entrevistas e todo o processo de seleção em si, além disso, o perfil dos funcionários que já estão na empresa já é conhecido. A motivação dos funcionários da empresa que faz recrutamento interno é bastante alta, pois os mesmos sabem que podem ser promovidos na empresa.
A principal desvantagem do recrutamento interno é que existirá uma vaga livre na empresa depois da promoção, neste caso alguém terá que realizar este trabalho ou será necessário realizar o recrutamento externo. Outra desvantagem do recrutamento interno é que ele pode não acrescentar novos conhecimentos para a empresa, novas experiências e mais criatividade da mesma maneira que alguém novo poderia fazer.
Recrutamento externo: como o próprio nome já diz é a busca de pessoas fora da empresa. A principal vantagem é que a empresa pode ter pessoas com novas idéias e com experiência comprovada. Neste caso a empresa não terá gastos com treinamento.
A principal desvantagem do recrutamento externo é o seu alto custo em relação ao recrutamento interno, além de desmotivar os funcionários que já atuam na empresa que acreditam ser capazes de assumir aquela vaga. Portanto, é imprescindível que antes de recrutar externamente seja avaliado o quadro de pessoal para saber se existe alguém com condições de ser