Pluralidade Cultural
O tema Pluralidade Cultural segundo ao PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) diz que para vivermos democraticamente em uma sociedade precisamos respeitar os diferentes grupos e culturas que nela existem. Sabemos que as regiões brasileiras tem características culturais bastante diversas, e que junto a essas diferenças a convivência entre os grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pela discriminação.
Nós professores ao abordar este tema: “Pluralidade Cultural do Brasil” devemos promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além de ajudá-lo a reconhecer e respeitar as diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
Justificativa
Este projeto justifica-se pela necessidade de que os alunos conheçam, valorizem e respeitem as diferenças, utilizando-se do tema “pluralidade cultural”.
Segundo PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), de Pluralidade Cultural (1997. p.21)
Mudar mentalidades, superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias são finalidades que envolvem lidar com valores de reconhecimento e respeito mútuo, o que é tarefa para a sociedade como um todo. A escola tem um papel crucial a desempenhar nesse processo. Em primeiro lugar, porque é o espaço em que pode se dar a convivência entre crianças de origens e nível socioeconômico diferentes, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada uma conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família. Em segundo, porque é um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença. Em terceiro lugar, porque a escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o País e o mundo, e aí a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates e discussões em torno de questões sociais. A criança na escola convive com a diversidade e poderá aprender com ela.
A escola então deve manter um