recrutamento de pessoas
Introdução
O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos de organização. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas necessárias à consecução dos seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização (CHIAVENATO, 2006, p.166).
Slide 2
Conceito
Segundo Chiavenato (2004), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher.
Slide 3
Tipos de recrutamento
*Externo:
Funciona com candidatos vindos de fora, ou seja, com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento.
Slide 4
Técnicas de recrutamento (externo) - Anuncio em jornais, revistas especializadas, agencias de recrutamentos, contato com universidades, cartazes e anúncios locais visíveis, por indicação dos funcionários, consulta de arquivos dos candidatos, através da internet.
Slide 5
Tabela
Vantagens
Desvantagens
Traz “sangue novo” e experiências novas para a organização. A entrada e recursos humanos ocasiona uma importação de ideias novas, de diferentes abordagens dos problemas internos da organização.
É geralmente mais demorado que o interno, principalmente e cargos elevados.
Renova e enriquece os recursos humanos da organização, principalmente quando a política é a de admitir pessoal com gabarito igual ou melhor do que o já existente na empresa.
É mais caro e exige inversões e despesas imediatas com anúncios, jornais e honorários de agências.
Aproveita os investimentos em treinamento e desenvolvimento de pessoal. Muitas empresas preferem recrutar externamente, pagando