recreação
ISSN 2176-9095
Science in Health
2011 set-dez; 2(3): 155-62
A CONTRIBUIÇÃO DA RECREAÇÃO PARA A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
THE CONTRIBUTION OF RECREATION FOR THE QUALITY OF LIFE OF ELDERLY
Marcos Antonio da Eira Frias*
Wana Yeda Paranhos**
Patrícia Fera***
Sandra Vital de Souza****
Luciene de Faria Pintan****
RESUMO
ABSTRACT
A manutenção da autonomia e independência de um indivíduo adulto está atrelada à manutenção das condições físicas e psíquicas, condições estas que determinam a qualidade de vida. As atividades de recreação estruturadas têm o potencial de influenciar de maneira significativa esse processo. Este estudo tem como objetivos compreender como a recreação contribui para a qualidade de vida dos idosos.
A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, compreendendo o período de 1999 a 2009: foram localizados
14 artigos e 04 livros. Para a busca, usamos os descritores: recreação, lazer, qualidade de vida e idoso. Os resultados apontam que a recreação preenche o tempo ocioso, transformando-o em processo terapêutico de restauração da saúde e equilíbrio emocional; proporciona alegria de viver; favorece o resgate cultural no domínio imaginário; estimula a buscar novas estratégias para recriar o estilo de viver; influencia de maneira significativa o meio interno do idoso com demência, reduz a agitação, a ansiedade, a limitação física, o uso de drogas antipsicóticas e melhora a socialização. Com este estudo foi possível compreender que a recreação é suporte essencial para a manutenção da qualidade de vida, permite ao idoso continuar desenvolvendo seus afazeres e protela o tempo de desenvolvimento da dependência de um cuidador.
The maintenance of autonomy and independence of an adult individual is linked to the maintenance of the physical and psychic conditions that determine the quality of life. Structured recreational activities have the potential to significantly influence this