RECREACAO
MARCUS GAVA
A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO E LAZER
NA QUALIDADE DE VIDA
Tubarão
2014
INTRODUÇÃO
A recreação é a toda atividade espontânea, divertida e criadora que as pessoas buscam para promover sua participação individual e coletiva em ações que melhorem a qualidade de vida e para satisfazer sua necessidade de ordem física, psíquica ou mental e cuja realização lhe proporciona prazer.
O lazer é uma forma de socialização e de inclusão social que pode ser definido como a execução de atividades que têm como objetivo distrair, descansar, relaxar e exercer alguma forma de recreação. Segundo o site Info Escola, o lazer é caracterizado como: “atividades que uma pessoa pratica em seu tempo livre e que lhe proporcionam prazer”. É de grande importância para o bem-estar físico, social e emocional de toda pessoa e muito necessário para a manutenção e promoção da saúde.
O lazer e a recreação são muito importantes no combate ao estresse mental, físico e psicológico. A pessoa que não possui momentos de descontração pode se tornar anti-social e ficar mais suscetível a problemas como ansiedade e depressão.
Muitas pessoas acreditam que o lazer é contrário ao trabalho. Dizem, ainda, que o lazer é prioridade de quem pode pagar por ele. Porém, lazer e recreação não se caracterizam apenas pelas condições de consumo. Atividades como uma reunião em família e com os amigos, aniversários, passeios e atividades similares, são uma forma de lazer e não estão necessariamente condicionadas ao dinheiro. O trabalho e o lazer devem fazer parte da vida de todo indivíduo, sendo recomendado o equilíbrio entre ambos.
BUSCANDO QUALIDADE DE VIDA
O lazer promove a estimulação de nossos centros cerebrais de recompensa associados ao prazer. A ativação desses centros leva à liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina, endorfina, todas estas associadas à sensação de prazer. Muitas