Recreaçao
A recreação aparece como um importante instrumento pedagógico, cuja orientação e disciplinar o corpo no sentindo que no tempo livre não sinta preguiça. E usada como estratégia de tempos, espaços e praticas realizada nas escolas, sendo assim acaba se tornando um dos primeiros modelos de "Educação Física", vindo a permanecer no ensino fundamental, pois o objetivo e "estimular o corpo e o espírito com brincadeiras, exercícios e distrações". Por meio de atividades como jogos e exercícios ginásticos, ensinando os limites entre trabalho e tempo, obrigações e diversões.
Desse jeito, num primeiro momento da historia da educação no Brasil a recreação e um importante recurso Educativo-Pedagógico-Disciplinar ajudando como auxilio no ensino fundamental, podendo ser também utilizada como uma atividade responsável pela educação moral para jovens e adultos. Está mudança foi provocada pela emergência do movimento politico pedagógico que acabou ganhando cenário educacional brasileiro a partir das três primeiras décadas do séc. XX, dando ideias de uma escola renovada.
A Recreação foi entendida aos primeiros equipamentos públicos de lazer, por meio dos recém-criados centros de recreio que se desenvolveram a partir de 1920 em todo o país, talvez um dos maiores acontecimentos dessa época, com significativas contribuições sobre a recreação, e com esse conjunto de iniciativas institucionais experimentadas nesse período houve a criação do Serviço de Recreação Operário do Ministério do Trabalho, em