Adorando a Deus com ofertas e Dízimos
Como vimos nos estudos anteriores sobre o princípio da adoração, bem sabemos que o Pai está a procura de verdadeiros adoradores, que o busquem e o adorem em espírito e em verdade, portanto, se a adoração é para nosso Senhor e Salvador, devemos dar o melhor de nós. Nesse estudo estaremos nos aprofundando um pouco mais sobre a adoração através de “Ofertas e Dízimos”. Veremos o que significa cada um deles, qual é a base bíblica do conteúdo deste estudo, e como agradar a Deus com essa maravilhosa forma de Adoração.
“Ofertas”
Oferta: Ação de oferecer, Oferecimento, dádiva, bons ofícios. Na Bíblia ofertar sempre esteve associado ao ato de adoração do homem em relação a Deus. Existe uma conexão muito forte entre espiritualidade e oferta na Bíblia.
Precisamos aprender do Velho Testamento para podermos cumprir com eficiência os mandamentos existentes novo testamento (Romanos 15:4). Os exemplos sobre oferta do Velho Testamento ilustram como agradar a Deus nesta área da vida espiritual.
Existem nos relatos bíblicos ofertas direcionadas a Deus, antes mesmo da existência da lei de Moisés. Isso significa dizer que Deus se agradava das ofertas desde os primeiros tempos da existência humana.
OS PRIMEIROS RELATOS DE OFERTAS NO VELHO TESTAMENTO
Nos relatos bíblicos existentes antes da lei Mosaica, vemos a prática humana de oferecer a Deus algo, e como resposta Divina, a plena aceitação e satisfação de Deus a essas ofertas a Ele oferecidas.
*Ler: Gênesis cap. 4 vers. 1-7.
Podemos ver principalmente no versículo 7 o motivo principal de Deus não ter aceitado a oferta de Caim. A oferta de Abel refletia bem o tipo de relacionamento que mantinha com Deus (respeito, reverência, temor, consideração), porém no coração de Caim não havia o respeito, reverência e principalmente o temor a Deus.
O sacrifício de Abel foi adoração porque reflete o conceito que ele tinha de Deus. Isso mostra que desde o início, Deus quer ofertas e faz