a teologia do culto
Este estudo está enfocando um tema de extrema importância na vida prática da Igreja que é o culto a Deus. O assunto é pertinente porque hoje mais do que em qualquer outra época o culto a Deus está perdendo as suas características conforme definidas nas Sagradas Escrituras. Há fogo estranho no arraial de Deus. Muitos do povo de Deus, seguindo as orientações de líderes que não conhecem a doutrina cristã, ou se as conhecem estão deliberadamente fugindo do padrão que o Altíssimo definiu para disciplinar o assunto, estão adorando a Deus de uma forma errada, de qualquer jeito e de qualquer maneira, onde o homem ocupa o lugar de Senhor e Deus o lugar de servo. Além disso, estão introduzindo muitas práticas estranhas para agradar ao adorador e não ao objeto da adoração que é o Deus Verdadeiro.
Iremos abordar o assunto de forma introdutória enfocando a parte teológica da questão, partindo do geral para o particular, começando explicando o título da lição. A palavra Teologia é uma palavra derivada de duas palavras gregas: Theos – Deus e Logos (logia) – estudo, tratado. Assim sendo, de uma forma simplificada, podemos conceituar Teologia como sendo o estudo acerca de Deus. “Comumente a Teologia se divide em Bíblica, Sistemática, Histórica, e Prática” (STRONG). A lição de hoje é uma parte da Teologia Prática, que é o estudo das práticas do relacionamento do cristão com Deus; A palavra culto é de origem latina (cultus), e significa, dentre outras coisas, reverência, homenagem que se presta a uma divindade, ofício religioso; Teologia do Culto é, portanto, o estudo da maneira como se deve prestar o culto a Deus de uma forma que Lhe seja agradável.
I – Um Relance da Questão Cultual na História
As manifestações cultuais estão em quase todas as culturas. O homem desde os tempos mais remotos sempre teve uma reverência por um ser superior a quem tem procurado agradar. É verdadeque pela falta de conhecimento do verdadeiro Deus o homem tem se