TEOLOGIA DO CULTO
Anderson Pereira de Araújo
Andréa Casemiro da Costa Santos
Fernando da Silva Wernek
Márcio Zavan Boneti
Prof. Pr. Valter Casula
Disciplina: Teologia do Culto
Instituto Teológico Quadrangular – Londrina
Curso Livre em Teologia
15/12/2014
RESUMO
Vamos no presente estudo entender como funciona o mecanismo de um culto cristão, o culto evangélico. Para isto é necessário saber quais acontecimentos são importantes dentro de um culto, quais são obrigatórios, vamos também descobrir que existem diferentes tipos de culto e a forma correta de realiza-los. Embora muitas coisas fazem parte de um culto vamos delimitar o assunto à questão da adoração, da essência do culto.
Palavra-chave: Culto, Adoração.
1. INTRODUÇÃO
Para melhor entendermos o que se passa em um culto e qual a sua finalidade vamos verificar aqui o significado desta palavra que deriva do Latim “Cultu” que significa adoração ou homenagem a Deus. No dicionário on-line encontramos definição quase igual. “Homenagem religiosa que se tributa à Deus ou aos entes sobrenaturais; liturgia; ofício divino.”
Em www.dicionarioinformal.com.br vemos: “Se prostrar diante de algo, em forma de agradecimento ou admiração.”
“Na prática cristã, o culto é o encontro do homem com Deus, que pode ser praticado individualmente ou de forma coletiva. O principal propósito de todos os que prestam culto a Deus é adorá-lo, é também o momento em que os fiéis buscam o fortalecimento de sua fé e do compromisso com os ensinamentos do Senhor, reconhecendo sua sabedoria.” (www.significados.com.br/culto)
Visto que é comum no significado de culto a questão da adoração, também como parte da definição, encontramos a palavra liturgia, que é a forma como se presta o culto a Deus, visto que esta palavra tem um significado de serviço prestado à Deus. Em resumo, nos dias de hoje o culto cristão tem seu foco na pessoa de Jesus Cristo e sua obra redentora.
2. DESENVOLVIMENTO
Existem estilos diferentes de culto, porém, todos devem