PIRA
DISCIPLINAS: ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
2º SEMESTRE
São Paulo/SP
Setembro/2014
SUMÁRIO
Sumário
1.
1. INTRODUÇÃO
A maioria das empresas origina-se familiarmente. Para que esta empresa intitulada “familiar” sobreviva através dos tempos superando a longevidade do seu fundador, é necessário que seja elaborado um plano de continuidade administrativa dos negócios para que na ocasião adequada seja passada a gestão ao seu sucessor. Na maioria dos casos, a sucessão ocorre quando o fundador quer se afastar dos negócios por motivo da idade já avançada e não ter mais o mesmo folego para administrar como no começo. Nesta ocasião tende a passar o controle da empresa para um membro da família, geralmente um filho para que este dê continuidade ao seu legado.
Na maioria das vezes, existem muitos herdeiros que querem controlar a empresa, nem sempre preparados para exercer a função o que gera muitos conflitos, tanto de interesse quanto de poder. Porem, nos dias de hoje, já existe uma ação proativa com relação ao tema “sucessão familiar”, onde os herdeiros passam a ocupar determinadas funções, participando ativamente do dia a dia da empresa, a fim de prepará-los para o futuro. Existem também alguns casos onde os herdeiros não querem qualquer envolvimento com a administração da empresa onde a única solução é a mudança de gestão passando para que terceiros executem.
Diante da situação exposta, detalharemos uma solução para a sucessão da gestão atual da empresa de Indústria de bebidas Pira, hoje administrada pelo seu fundador o Sr. João Barroso que por já estar prestes a se aposentar precisa passar o comando da empresa para um de seus sucessores, ou em ultimo caso a um novo gestor que não um seja membro da família.
Nas próximas paginas ajudaremos o Sr. João encontrar o melhor sucessor para dar continuidade ao seu legado.
2. Competências