Recreação
Lazer é uma palavra originada na forma infinitiva latina de licere, que significa o permitido; A permissão, a liberdade e a espontaneidade são características do lazer, proporcionando estados psicológicos positivos.
O lazer è considerado o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente, lazer é considerado como cultura vivenciado no tempo, em busca do lúdico em seu tempo livre (alegria, diversão e entretenimento).
O lazer é entendido como cultura vivenciada no tempo disponível, e sua principal recompensa é a satisfação provocada pela situação ou pelo momento, acrescenta que o lazer é um tempo, espaço e uma prática social.
Existem vários lugares onde se pode fazer a recreação, aqui neste espaço apresento alguns:
Hospital
Pensar em recreação em hospital nem sempre nos apresenta algo positivo. A hospitalização, geralmente, traz contratempos em todas as fases da vida.
A recreação hospitalar constitui um programa de atividades a ser vivenciado, de forma terapêutica, pelas crianças e atua como coadjuvante no processo de recuperação, proporcionando melhora na qualidade de vida durante o período de permanência no hospital.
Promover saúde é o principal objetivo dos hospitais. Entendemos saúde como o bem-estar psico, motor e social das pessoas.
Por, tanto as casas de saúde deverão se ater aos momentos de hospedagem dos seus pacientes e, assim, promover momentos agradáveis e de convívio social.
A rotina hospitalar contribui para as dificuldades encontradas pelas as pessoas em vivenciar, de forma mais positiva, os dias de internação. A privação da companhia de familiares nos quartos e a mudança de turno dos funcionários são exemplos de tais dificuldades.
Encontramos em muitos hospitais a valorização da doença a ser tratada em detrimento da qualidade de vida das crianças internadas, ou seja, a preocupação em prolongar a vida biológica faz se esquecer das outras dimensões da vida. Um fator essencial para a melhora