Racionalização
1 Introdução
O conjunto de ações que contempla a definição de metodologia para mensuração, apropriação e monitoramento dos recursos, além da sensibilização e da orientação aos colaboradores envolvidos.
Ser eficiente é condição obrigatória para a sobrevivência das organizações do setor privado, desde os tempos da revolução industrial.
Para que as empresas pudessem crescer e se desenvolver, através da inovação e dos ganhos de produtividade, que resultam, em última análise, na realização de lucro.
A eficiência impõe a otimização dos recursos de mão de obra, financeiros, econômicos, ambientais e sociais na consecução dos objetivos de qualquer organização. A globalização impôs novos desafios ao setor privado.
As empresas precisam evoluir para atender, de forma satisfatória, às novas (e velhas) demandas da sociedade.
Para tal, é fundamental que ela adote novas abordagens para uma gestão calcada na transparência, na aplicação eficiente dos recursos disponíveis e na efetividade de suas ações.
A Implementação de Programa de Racionalização dos Gastos e Investimentos, através de um conjunto de ações voltadas ao aumento da eficiência da aplicação dos recursos disponíveis, em decorrência da gestão corporativa de processos de compras, aquisições, de licitações e na administração dos contratos
Ao administrador público a Constituição os obriga aos princípios de economicidade, eficiência, impessoal, legalidade eficácia e efetividade na execução de suas atividades.
A Implementação de programa de racionalização, prevê o método adotado para mensuração, apropriação e monitoramento dos recursos disponíveis, bem como o processo de sensibilização dos colaboradores e a difusão do programa. 2 OBJETIVOS
O objetivo geral é provocar uma reflexão acerca das oportunidades de racionalização dos recursos, gastos e investimentos, que podem ser geradas a partir da gestão corporativa de processos, combinada com a