graduando
AGENOR DE SOUSA NUNES FILHO.
RESUMO Este artigo sintetiza das principais características da renascença, da qual foi abordado principalmente à arte, ciência e a igreja, tendo com base principal na leitura feita dos autores V.H.H.GREEN e WILL DURANT e do cruzamento de informações destes dois e de outros, ha qual procuro sistematizar os principais aspectos da época; sendo os principais focos a arte, ciência e a igreja no renascimento e a suas influencia na Europa.
Palavra-chave: Renascença, arte, ciência e a igreja.
Abstract
This article summarizes the main features of the Renaissance, which was addressed mainly to art, science and the church, and based on the assessment made of the main authors and V.H.H. GREEN, WILL DURANT and cross-checking these two and others for which I try to systematize the main aspects of the time, being the main focus to art, science and the church in the Renaissance and its influence in Europe.
Keyword: Renaissance art, science and the church.
Introdução
Neste trabalho venho mostra uma pequena revisão sobre arte e a ciência na renascença Italiana, dando assim uma discursão sobre os principais pontos, dos quais forma objeto dos meus estudos. E assim poder ajudar de alguma forma em entende este movimento que surgiu na Europa no final da idade média, aonde houve uma revolução do pensamento. Que possibilitou o surgimento de uma visão renascentista da natureza onde as explicações se baseavam na ciência, assim foi o rompimento da visão teocentrismo sobre as preguntas que assolavam o mundo, agora com antropocentrismo com homem no centro do universo, e assim artes tiverem um grande avanço. O ideal humanista e a preocupação com o rigor científico podem ser encontrados nas mais diferentes manifestações, na arquitetura, ora as linhas e cores, na pintura, na escultura.
Os artistas do renascimento deram aos seus trabalhos equilíbrio e elegância, procurando, juntamente com os