Reação entre ácido e metal
Esta experiência tem como objetivo observar o que ocorre quando alguns metais são colocados em contato com uma solução de ácido clorídrico concentrada. A ocorrência ou não da liberação de bolhas de hidrogênio e a velocidade com que essas bolhas se formam dão uma idéia da reatividade do metal com o ácido.
Uma solução concentrada de ácido clorídrico reage com qualquer metal?
2 - MATERIAL E REAGENTES
- 6 béqueres de 100 mL
- 100 mL de solução de HCl 6 mol/L (ácido muriático comercial)
- proveta de 25 mL
- uma régua plástica de 30 cm
- amostras dos seguintes metais (de tamanho e forma similares):
- cobre - Cu
- alumínio – Al
- Ferro - Fe
3 - CUIDADOS
Soluções concentradas de ácido clorídrico (HCl) são corrosivas e podem causar queimaduras graves. O vapor é extremamente irritante para a pele, olhos e sistema respiratório. Se ocorrer qualquer contato com o ácido, a área afetada deve ser enxaguada com água por 5 minutos; se esse contato envolver o olho, atenção médica deve ser procurada enquanto o enxágüe está sendo feito.
As precauções acima devem ser tomadas ao preparar as soluções diluídas usadas nesta atividade. Recomenda-se a utilização de óculos de segurança sempre que se use soluções ácidas, mesmo diluídas. Ao diluir ácidos, sempre adicione o ácido à água, e não o contrário. O calor liberado pelo processo de diluição do ácido pode causar espirramento se a adição não for feita na seqüência correta.
Este experimento deve ser realizado num ambiente bem ventilado. O gás hidrogênio é gerado por algumas das reações deste experimento. Borbulhamento vigoroso desse gás poderá fazer com que um pouco do ácido clorídrico seja arrastado para o ar, na forma de um aerosol.
O ácido clorídrico usado neste experimento pode ser diluído em bastante água e descartado na pia, sempre na presença de um fluxo de água (torneira aberta). O ácido não utilizado pode ser guardado para uso futuro.
4 - PROCEDIMENTO
5 - DISCUSSÃO
1.1. O